Um dia de eleições

As condições para ir votar cheia de vontade não estavam reunidas: estava demasiado frio; já eram horas de almoço; e eu com fome (e quando uma grávida tem fome o mundo parece que vai desabar!); a criança já estava estava rabugenta ... vinha tudo a calhar! Mas enfim, já que aqui estamos vamos lá! Escola Delfim Santos, o nosso local de voto habitual.

- Não, de certeza que não é preciso cartão de eleitor, com o Cartão do Cidadão é diferente! - dizia eu cheia de certezas - Humm?! Afinal aqui no cartaz não aparece nada do Cartão de Cidadão! E não está aqui ninguém para ajudar? Ai a nossa vida!

Enviámos sms para o 808 206 206 a fim de sabermos os nossos números de eleitores, que os cartões estavam em casa. Nada, nada, nada... vamos embora! Estou impaciente e já nem sei se vou votar. Que irritação! Nisto passa por nós o Ricardo Araújo Pereira com um ar tranquilo e observador, de quem está a tirar notas mentais para a sua próxima crónica. Passámos também pelo inquiridor da Católica (vi-o sentado durante tanto tempo que fiquei na dúvida se estaria a cumprir o passo definido para aquele ponto de voto).

Chegámos a casa, fui à internet para confirmar números de eleitor e mesas de voto. Site em baixo... num dia tão importante ninguém conseguia saber nada. Tentei o telefone (têm uma linha de informações), nada! Nem chama! Apesar de já termos um dos cartões de eleitor na mão passei a tarde a tentar confirmar os números. Perto das 17h lá se consegue aceder ao site. Ah! Mas este número não bate certo com o Cartão de Eleitor! E assim sendo a mesa de voto é noutra escola... isto deve ter qualquer coisa a ver com o Cartão de Cidadão, eu bem que sabia que havia uma qualquer alteração! Entretanto lá chegam os sms.. são quase 18h... Bem, então EB1 das Laranjeiras... e agora onde fica?!?! Lá vai o homem da casa à procura da escola e as mulheres ficam em casa, fugindo ao frio e à incerteza.

Afinal era mesmo na escola nova e à entrada estava uma senhora a perguntar a toda a gente:
- Tem cartão de cidadão? E já tem o número novo?
Agora minha senhora?! Olhe: Obrigada! Como se diz na minha terra: "Sopas depois de almoço!"

Nunca em toda a minha vida tinha votado tão tarde... eram cerca das 18h30 quando lá cheguei. Apenas uma das pessoas à minha frente se compadeceu do tamanho da minha barriga e me deixou passar. Os outros viraram a cara para o lado e fizeram-se desentendidos, o hábito! Resolvi não usar a minha prioridade e lá esperei. O voto já estava decido, portanto assim que me deram o boletim pus-lhe a cruz no sítio certo e corremos para casa (com a MR no carro a choramingar: Io também qué votai!Também qué votai mãe!).

À noite, que grande surpresa... Aníbal Cavaco Silva ganha, felizmente não vamos ter segunda volta. Alegre ficou "Triste". Nobre, que perdeu, parecia que tinha ganho (Margarida Pinto Correia, estrategicamente colocada atrás do candidato, enquanto este discursava, exibia o seu melhor sorriso e pensava: "Não ganhámos mas foi como se tivéssemos ganho! Não forçámos a segunda volta, que era o nosso objectivo, mas não faz mal! Somos patetas felizes na mesma! Viva! Viva!). Coelho superou-se (o candidato do voto de protesto). "Chico" Lopes nem no Alentejo ganhou e Defensor Moura... hummm... chegou a ir a votos?!

Fico entretanto a saber que a nossa odisseia com o Cartão de Cidadão não foi única, houve inúmeros portugueses com o mesmo problema. Quando se faz o Cartão faz-se também uma nova inscrição enquanto eleitores e o nosso número de eleitor é alterado... ora se mais de 800 mil portugueses já fizeram o dito Cartão, custava muito terem-nos alertado para este facto?!

7 comentários:

  1. Quem está confusa sobre o cartão do cidadão/cartão de eleitor, sou tbe eu... Fiz o cartão do cidadão, em Dezembro de 2010. Como não tinha a certeza se o "cartão de eleitor" também iria constar do "cartão do cidadão", levei-o e perguntei. O senhor que nos atendeu (a mim e ao meu marido) disse: "Para já, o "cartão de eleitor" não constará do "cartão do cidadão". E eu, que estava convencida que já tinha lido ou ouvido que faria parte, perguntei porquê. Ele: "Ah... já viu a confusão que era? Não há leitores de cartão do cidadão nas mesas de voto, etc. etc.". Pensei baixinho que podia vir escrito o número, como vêm os outros números, mas fiquei calada. Ontem, quando fui votar, vi uma fila enorme de pessoas que deviam estar na mesma situação que tu. Ao princípio até pensei que aquilo era fila para votar e fui para essa. De repente, ouço alguém dizer: "Quem tem o cartão de eleitor, pode vir votar". Eu, que tinha visto todos os outros de "cartão de cidadão" na mão, fiquei confusa: eu tinha cartão de eleitor e cartão de cidadão. Enfim... votei muito rapidamente. Depois, durante o dia, com todas as explicações que fui ouvindo, convenci-me que as pessoas que estavam com problemas eram as que tinham mudado de residência ou que andavam a votar numa mesa que não a da sua residência (facto contra o qual sempre fui contra). Mas agora, leio o teu post e fico outra vez confusa... tu não mudaste de residência...então o que aconteceu?

    CalorDeOutono

    ResponderEliminar
  2. Não mudei residência, mas mudaram-me o nº de eleitor. A explicação partece ser que me fizeram nova inscrição, mas o meu Pai também tem cartão de cidadão e diz que votou com o mesmo número de sempre... que confusão!

    ResponderEliminar
  3. Mudaram o numero de eleitor? Entao mas o cartao de cidadao nao era suporto englobar todos os teus documentos? Acham este problema do cartao do cidadao justifica a elevada abstencao? Ai nem disso posso falar que nao me inscrevi a tempo no consulado para votar :(
    Sara

    ResponderEliminar
  4. Foi uma confusão! Lê aqui: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1232&did=138764

    ResponderEliminar
  5. Mais uma notícia sobre o assunto: http://aeiou.expresso.pt/confusao-instalada-por-causa-do-cartao-do-cidadao=f627599

    ResponderEliminar
  6. Por acaso também tenho o Cartão de Cidadão mas o meu número de eleitor manteve-se.

    ResponderEliminar
  7. Tenho o Cartão de Cidadadão e o meu nº também se manteve. Mas não percebo porque é que uns mudam e outros não...

    ResponderEliminar