Fenómeno Facebook

As redes sociais são mesmo um mundo à parte!

Admito que têm alguns aspectos negativos... os menos regrados perdem-se e deixam que lhes consumam demasiado tempo e dedicação, há também quem se vicie e não passe sem o acesso ao seu Facebook ou Twitter, mas desde que se faça uma boa utilização das mesmas não há dúvida que quase nos conduzem a um mundo que não é o nosso e para o qual gostamos de espreitar de vez enquando, de fingir que por lá vivemos!

As redes sociais possibilitam-nos reatar "ligações" há muito perdidas; possibilitam-nos manter contacto com conhecidos (pessoas com que nos fomos cruzando nas mais diversas situações); ex-colegas de trabalho; de escola; enfim, com pessoas de quem nunca chegámos a ser verdadeiros amigos mas com quem gostamos de manter esta relação do "Olá tudo bem?" e dos anuais "Parabéns!". E era mesmo aqui que queria chegar, aos Parabéns.

Faço hoje anos e admito que adoro fazer anos! Adoro que me dêem os Parabéns; que me ofereçam presentes; adoro reunir os amigos ou a família e a verdade é que não me lembro de alguma vez ter feito anos e não ter ao menos apagado as velas. "Culpa" da minha mãe, que se por algum motivo eu não organizar a festa faz sempre questão de pelo menos me arranjar um bolo com velas e de me cantar os parabéns!

Mas é aqui que este ano entra o Facebook... são agora14h48m e já recebi mais de vinte mensagens de Parabéns por esta via. Felizmente existem aquelas aplicações maravilhosas que nos avisam dos aniversários dos nossos "amigos" e "chovem" mensagens de todos os lados. Recebemos Parabéns daqueles com quem não falamos há anos, daqueles com quem poucas vezes falámos até hoje, de colegas e de conhecidos. Ou seja passámos a receber Parabéns de pessoas que numa realidade paralela em que o Facebook não existisse nunca saberiam sequer que o nosso aniversário é naquele dia.

Alguns poderão dizer que não lhes interessa nada receber Parabéns de pessoas que pouco lhes dizem (oq ue interessa mesmo são os verdadeiros amigos e esses continuam a telefonar), mas a verdade é que fico felicíssima com este fenómeno e com o facto de  estas pessoas terem perdido um minuto do seu dia a enviar-me uma mensagem.

Ah! E enquanto escrevo já entraram mais 2 ou 3 mensagens via Facebook.
Para quem está sem fazer nada isto é uma animação!

PS: Apesar desta euforia com o Facebook, a verdade é que lá tenho conta já há bastante tempo e a utilizo apenas como uma curiosa, que de vez enquando lá vai espreitar, e não como uma "profissional" das redes sociais...

2 comentários:

  1. E engracado, eu este ano fiquei um pouco triste pois algumas pessoas que me costumam ligar ou mandar mensagem telefonica ou um email mais pessoal, optaram pela mensagem no Facebook. Enfim...
    Sara

    ResponderEliminar
  2. Mas sabes que quem me enviou os Parabéns via Facebook foram apenas aquelas pessoas que antes do Facebook não sabiam quando é que eu fazia anos e não me davam os parabéns. É engraçado que as que costumavam ligar continuaram a fazê-lo este ano.

    ResponderEliminar