A reponsabilidade dos pais

Li hoje uma notícia acerca de uma criança de 13 anos, nos Estados Unidos, que está ser julgada por um crime que cometeu aos 11. A ser julgada como um adulto, enfrentado a possibilidade de pena de prisão perpétua.

Como é que é possível? Obviamente esta criança deverá ser acompanhada, institucionalizada e a responsabilidade da sua educação daqui para frente deverá ser claramente retirada à família. Mas se querem condenar alguém a prisão perpétua condenem os pais, pois alguma coisa correu definitivamente mal na educação que lhe deram!

Então não é que o miúdo matou a namorada do pai utilizando a sua própria caçadeira?! Não, não leram mal! O miúdo tinha uma caçadeira de um modelo próprio para crianças. Mas quem é que lhe comprou aquela arma? Quem é que nunca lhe explicou que os problemas se resolvem a falar e não com recurso à violência? Quem é que percebeu que ele estaria revoltado com a nova relação do pai e com a chegada de mais uma criança e não lhe deu a atenção devida, nem o fez sentir-se especial?

Parece-me que um comportamento destes numa criança de onze anos é claramente da responsabilidade dos seus encarregados de educação. A questão é que um crime desta natureza e crueldade marca para sempre qualquer um: será que o carácter desta criança está irremediavelmente perdido? Será que ainda é possível fazer dele um adulto com melhores princípios e valores?

1 comentário:

  1. Coitada desta criança. Por tudo o que passou e por tudo o que ainda vai, certamente, passar. Espero que possa ter um bom acompanhamento. E concordo que o pai deveria ser responsabilizado pelo facto de ele ter uma arma.

    CalorDeOutono

    ResponderEliminar