Taxistas

As conversas com os taxistas são algo que me fascina. Pergunto-me sempre até onde poderão ir.

É fácil encontrar taxistas revoltados com o governo, aqueles que nos falam dos filhos com um orgulho desmedido, há os outros que nos falam da "sua esposa" e há ainda aqueles que nos perguntam qual o caminho que queremos fazer para o nosso destino e a partir daí desenrolam a sua conversa sobre o trânsito na cidade.

Ontem apanhei um taxista que, dado o meu estado de graça, encontrou nesse tema um bom desbloqueador de conversa:

"Então é o primeiro?!" "Não? Olhe eu tenho 50 anos e tenho agora uma filha com doze anos, já não sou novo, mas quando estou com ela é que percebo como foi importante tê-la. Tenho uma mais velha que vive na Mealhada com a mãe, já crescida, muito inteligente! É quase arquitecta. Mas com esta pequena, olhe, dou por mim a jogar Gameboy. Oh! Eu podia jogar se não tivesse filhos, mas não era a mesma coisa. Ela puxa-me, como é que hei-de dizer... para baixo, para a idade dela, faz-me mais novo! Os meus pais têm um vizinho que nunca teve filhos, já lhe disse «Oh homem, quem nunca os teve não sabe o que perde!»

Então e com o seu bebé está tudo bem? Olhe que eu tenho uma sobrinha que está à espera de bebé e já está em casa de baixa, parece que estava com pouco líquido e assim o bebé não se desenvolve... ela felizmente já está efectiva, mas isto nunca se sabe... eles nunca vêem com bons olhos... mas a médica disse-lhe: ou o bebé ou o emprego! Teve que ser! Até porque ela tem um trabalho em que está sempre a subir e a descer, a tirar coisas de prateleiras..."

Na volta apanhei outro senhor que gostava de conversar:
 
"Ah... então Benfica joga hoje! O meu Benfica joga hoje para a Taça, acho que é com o Olhanense... É estranho é a minha mulher não me ter dito nada! É que ela em dias de jogo diz-me sempre: Quando vieres para casa passa por lá e traz-me uma bifana. Se ela visse aqui estas roulottes das bifanas e dos couratos... ai, ai! E olhe que a minha filha é igual. Mora aqui, mesmo ao lado do estádio! É médica, a minha filha, e às vezes está de banco e à noite e até pede ao marido para ir lá abaixo comprar uma bifana que ela diz que come quando chegar de manhã! [Oh minha senhora então jipe não cabia aí?! Cabiam dois!] O mais engraçado é que as pequenitas também já gostam, as minhas netas!"

Tanto que gostava de poder andar mais de táxi.. adoro estas conversas de circunstância, perceber um pouco mais sobre as vidas destas pessoas e depois imaginar o resto. Imaginar as suas famílias e as suas vidas fora daquele carro.

Se a bandeirada fosse mais barata começava a deixar mais vezes o carro na garagem!

1 comentário:

  1. E quando eles nos fazem confidências que nos deixam de boca aberta? E quando nos "revelam" segredos íntimos? Dou sempre por mim a pensar se me acham com cara de boa confidente ou se andam a contar aquelas coisas a toda a gente. E quando, depois de revelações bombásticas, nos pedem opinião? Realmente, é uma das profissões mais interessantes que existem... principalmente, para pessoas com a nossa profissão :)!

    CalorDeOutono

    ResponderEliminar