Klimt

E este é que teria sido um belo ano para voltar a Viena. É o ano em que se comemoram os 150 anos do nascimento de Gustav Klimt. 

Se sem as comemorações nesta cidade parecia já se respirar Klimt por todo o lado, imagino este ano.

O Belvedere apresentou em simultâneo todo o acervo de quadros do artista entre julho e setembro e no Burgtheater e no Museu de Belas-Artes apareceram desenhos praticamente desconhecidos do público, para além de muitas outras iniciativas foi também inaugurado a oeste de Viena o Centro Klimt.

A imagem de Klimt remete-me sempre para alguém com ar de louco, vestido com uma túnica comprida e ainda assim rodeado pelas mulheres mais belas de Viena. Penso que foi mesmo um pouco louco e talvez por isso a sua obra tenha marcado aquela altura tenha chegado até nós com tamanho impacto. Acho fantástica a utilização faz do dourado mas também, numa fase mais sóbria, as suas pinturas de jardins e campos floridos.

Ficam imagens de alguns quadros para se deliciarem!









6 comentários:

  1. Que saudades de Viena... Lembras-te quando descobrimos que íamos ao mesmo local, mesmo não indo juntas? Saudades desse tempo! :)
    bjs
    COutono

    ResponderEliminar
  2. Se me lembro! Apesar de não nos termos chegado a encontrar foram umas férias fantásticas!

    Saudades desse tempo?! Sabes que não sou nada saudosista... gostei, já passou, venham mais, venha o FUTURO!:)

    ResponderEliminar
  3. Estava a referir-me a mim. Eu tenho saudades desses tempos, sem dúvida. Mas já agora, uma coisa é saudade e outra é saudosismo. A saudade é um sentimento natural e saudável. O saudosismo é construir, se não me engano, toda a vida com base na saudade. Eu arriscaria dizer que não há ninguém que não sinta saudades de alguma coisa, em algum momento! Saudades de férias?!?!? Ui, de tantas, em tantos lugares! Até de sabores e de cheiros! E se o que for encontrando no Futuro me for deixando saudades, bom sinal! E aí sim, venha o Futuro do que se torna Passado saudoso! Bjs!!

    ResponderEliminar
  4. Percebo-te, mas não tenho saudades de momentos, poucas vezes me terá acontecido. Saudades de pessoas, sim isso tenho, mas de momentos não.Porque detestaria que o tempo voltasse atrás e que os voltasse a reviver. Para mim tudo teve o seu tempo.

    ResponderEliminar
  5. Talvez não seja assim tão diferente o que estamos a dizer. Não dá para fazer uma discussão eterna aqui (felizmente os blogs ainda não são bons para a converseta como o é estarmos pessoalmente), mas para resumir o que quero dizer, quando digo saudade não é, por exemplo, "voltar a entrar na Escola Primária". Não. Tenho saudades é das coisas boas que senti ao entrar para a escola. E que senti noutros momentos e que quero voltar a sentir. Penso que é quereremos que aquele sentimento específico possa repetir-se mais vezes. Sendo redutora é quase como: "Ah que delícia! Como eu tinha saudades de uma fatia deste bolo!" :) (Ia escrever "bolo de chocolate", mas apaguei a tempo ;)! lol

    ResponderEliminar