Dias cinzentos

Hoje acordei, olhei pela janela e senti-me transportada para Manchester, há 12 anos atrás. 

Edifício da Universidade perto de minha casa, em Oxford Road
Em casa senti-me confortável, assim como nos sentimos nas casas inglesas, mas lá fora o dia estava cinzento e ameaçava chuviscar. Foi assim durante todo o tempo em que lá estive, todos os dias acordava com este cinzento do céu, penso que houve sol uma vez. Mas apesar de não haver sol os dias não eram nada tristes, era uma rotina nova, com descobertas diárias.

Quando olhei pela janela voltei a sentir o que sentia quando entrava na biblioteca ou na sala de informática logo pela manhã. Há muito tempo que não me lembrava de alguns destes pormenores... a disposição das mesas, o cheiro da sala, a impressora e a manta de retalhos que todas aquelas pessoas juntas compunham. Pessoas todas diferentes: havia raparigas com véus; rapazes ruivos; louros; pessoas asiáticas e da américa latina. Via-se de tudo, uma manta de retalhos daquelas que dá vontade de ter na nossa sala de tão bem que todos os pedaços de tecido, apesar de diferentes, se conjugam.

Soube bem ir ao baú das minhas memórias e recordar estes momentos de um passado que me parece já tão distante, tão de outra vida!

3 comentários:

  1. Não COutono, não foram saudades, foi o revisitar com prazer momentos que já passaram, mas sem a "carga" da saudade às costas. :)

    ResponderEliminar
  2. :|

    Ainda bem que te antecipaste porque ... eu não disse nada...!:)

    Nem eu nunca disse que a "saudade" tem de ter sempre uma "carga". Nem sequer o sinto; há "da boa" e há "da menos boa". Para mim, "revisitar com prazer momentos que já passaram..." pode ser saudade, sim, mas não é minha intenção vir catalogar o que sentes ou como designas o que sentes :)!

    Toda esta "carga" na saudade e a associação a mim só porque eu ontem disse, num comentário que tinha (eu!!) saudades de Viena? De Viena, de Salzburg e de todo o Tirol!!! lol E das vacas e das casinhas de madeira! E das gargalhadas das 6 pessoas que estavam comigo! Eu não sinto carga nenhuma quando tenho saudades de pessoas, por exemplo. E do "Palácio da Sissi" e de tudo o que vi naquela viagem! Como eu tenho saudades!!! Bjs e continua a revisitar sítios nos posts :)

    ResponderEliminar
  3. De facto, 12 anos, a memoria desses tempos tambem me da a sensacao que aconteceram noutra vida :)

    ResponderEliminar