Plano Nacional de Leitura

Ora aqui está uma questão que já me tinha surgido... quem lê, avalia e insere livros no Plano Nacional de Leitura (PNL) e quais os critérios utilizados? 


"O que dói às aves" é um livro de poesia para adultos da escritora Alice Vieira, que está na lista de livros aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura para crianças do 2º ano. A própria autora fez a denúncia e nem quis acreditar quando viu o livro nas propostas do Ministério da Educação, confessou à TSF."



Tenho em casa alguns livros com esse "selo". São aqueles livros que pelo título nos parecem logo excelentes mas que depois quando lemos percebemos logo que têm incoerências na história e que afinal não são assim tão educativos como pareciam à primeira vista. O que me leva a crer que foram inseridos no PNL também à primeira vista.


Deixo-vos apenas um exemplo "O Pedro vai ao supermercado". A MR adora estes livros do Pedro e quase todos estão no PNL, mas no supermercado o Pedro afasta-se da mãe com autorização da mesma e depois claro que se perde. A ideia que fica e que é vinculada no livro é que sim, que ele pode afastar-se da mãe e ir sozinho supermercado fora, até porque a mãe o deixa, tem é que se orientar no espaço. Claro que esta não é de todo a mensagem que passamos aos nossos filhos.


Assim como este há outros livros do PNL que me suscitam grandes dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário