Mães desocupadas

Mães desocupadas tendem a deixar-se envolver de tal forma nas atividades escolares dos filhos que depois temem deixar outras mães, legitimamente ocupadas, envergonhadas! 

Não sei se esta é uma premissa que possa ser aplicada a todas as mães ou não mas foi o que senti ontem, depois do meu trabalho terminado.

Então, foi pedido pela educadora da MR a todos os pais que comprassem o livro para o projeto anual da troca de livros. O projeto consiste simplesmente na compra de um livro por criança e depois na troca semanal de livros na escola. É óptimo porque nos permite ter um livro novo todas as semanas. Para nós é um alívio não ter que ler sempre as mesmas histórias e eles demonstram sempre imenso entusiasmo na leitura do livro que escolheram para essa semana.

Este ano a inovação foi que deveríamos fazer um fantoche, baseado numa das personagens do livro. Fantoche esse que vai acompanhar o livro nas suas viagens a outras casas e que deverá servir para nos auxiliar enquanto contamos a história.

Claro que eu, desocupada como estou resolvi fazer não um fantoche mas cinco, ou seja a totalidade de personagens da história (é importante dizer que a ajuda da minha mãe foi fundamental para dar início a este projeto). 

Depois de ter os fantoches feitos fazia sentido fazer uma bolsa para os guardar. Então arranjei um tecido com galinhas (o Livro chama-se o Ladrão de Galinhas) e lá costurei a dita cuja. E depois como a prender ao livro?! Lembrei-me de lhe colocar uma fita, tipo marcador de livro, recortar uma galinha do tecido e costurá-la no fim da fita. Não posso dizer que esteja um trabalho desleixado, porque não está, mas também está bastante longe de atingir o nível de perfeição que corre na minha família no que respeita a costuras. Mas enfim, ainda sou apenas uma iniciada!

Ah! Tendo os fantoches e respetiva bolsa que ser identificados ainda fiz umas impressões do desenho da capa do livro (a raposa a correr com a galinha ao colo - as crianças não sabem ler e portanto pareceu-me que colocar apenas o nome do livro era redutor e a eles pouco lhes diria). Plastifiquei as tais etiquetas e colei-as nos fantoches.

Ontem, depois de tudo terminado e preparado para seguir para a escola de repente pensei: "Exagerei! Coitados dos pais que mal têm tempo para estes trabalhos e que terão desenrascado qualquer coisa à última da hora... coitadas das crianças que tiveram que levar esses trabalhos para a escola... e a minha filha aparece  com cinco fantoches e uma bolsinha toda bonita." Deixei-me invadir por um sentimento de culpa que só desapareceu quando recebi um e-mail da professora a elogiar o trabalho. Pensei "Uff! Se calhar valeu a pena."

Relativamente ao livro só vos posso dizer que comprem. É um livro sem texto apenas com ilustrações e que nos permite construir com a criança histórias diferentes ou pelo menos com nuances diferentes todos os dias.

Claro que a MR ficou felicíssima com o resultado final do trabalho e deve ter orgulhosamente mostrado o mesmo aos colegas professoras. Pronto e eu assumo, também fiquei bastante orgulhosa, deu trabalho mas acho que ficou giro!

5 comentários:

  1. Heeeey!!! Não sou mãe "desocupada", tendo em conta o conceito usado, e também estive nos lavores, para descomprimir!!!

    Coincidência! Acabei de publicar um "quadro", venho aqui, e vejo isto! :)

    Mas aqui é trabalho de profissional!!! Podes dedicar-te a vender :)

    Bjs!!!!
    COut

    ResponderEliminar
  2. Aceitas encomendas de fantoches? Quanto levarias por uns 4 gatinhos?

    ResponderEliminar
  3. Ainda não abri negócio mas claro que faço! :) Combinamos pormenores por e-mail.

    ResponderEliminar