Anita

Neste últimos dias tenho revisitado livros que me encantavam quando era pequena. Entre eles vale a pena destacar os livros da Anita. Lembro-me que ficava deslumbrada com aquela menina linda, com o seu mano, o seu cão, gato e amiguinhas. Em pequena aquele era o meu ideal de vida, ser como a Anita: dona de casa; mamã; ir ao zoo com o mano; ir para a escola passeando por aquelas paisagens fantásticas...

Hoje em dia leio estes livros à minha filha e não resisto a fazer ligeiras adaptações à história... Anita dona de casa?! Anita vai às compras?! Bem, os livros referem uma realidade que tentamos que já não seja a nossa. Hoje já não são apenas as meninas que são educadas para serem fadas do lar e tentamos que a partilha de tarefas faça parte do nosso dia-a-dia.

De qualquer das formas resolvi não me revoltar demasiado contra a Anita. As ilustrações são lindas e eu própria tendo crescido com estes livros me tornei uma mulher independente.

Deixo-vos algumas ilustrações do meu livro preferido da Anita, aquele que tem feito as delicias da minha filha: Anita Mamã



7 comentários:

  1. Bom... vou escrever este comentário pela 3ª vez porque, por qq motivo, não estou a conseguir. Se houver repetições, por favor, apaga.

    Esse também é o meu livro preferido da Anita e também o leio às minhas filhas quando vou a casa dos meus pais! Percebo perfeitamente o que dizes em relação ao facto de as histórias não se adaptarem ao séc. XXI e àquilo que nós achamos ser mais correcto transmitir-lhes; no caso da "Anita Mamã", é muito difícil explicar como é que os pais vão passear e deixam uma criança a cuidar de um bebé que mal anda! lol E faz comida, e dá-lhe banho e vai passear com ele ao parque... enfim! lol

    Quanto às ilustrações... gosto tanto que a minha casa tem "cópias" dessas imagens em algumas paredes!

    Se fechar os olhos, consigo descrever vários cenários e páginas dos livros da Anita! Adoro!

    CalorDeOutono

    ResponderEliminar
  2. E já reparaste que a Anita e esquece de dar o almoço ao bebé? Para além de que lhe põe açúcar no biberão! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também adorava os livros da Anita, mas o meu preferido era "Anita na Praia". Sonhava que chegasse o Verão para poder fazer tudo aquilo.

    Como não tenho meninas, esses livros ainda estão no sótão à espera que alguém os venha a apreciar outra vez. :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, o açúcar lembro-me. Mas o almoço não estava a lembrar-me. Se calhar o Francisco ainda está numa fase de transição, no que respeita à alimentação. lol

    E o "alfinete de ama"? Para colocar a fralda? :) Uma criança a colocar aquilo noutra criança, é perigoso! Mas quantas vezes, eu e as minhas primas, colocávamos fraldas de pano nos bonecos (os "carecas") com alfinetes desses e nunca me lembro de nos picarmos! lol

    CalorDeOutono

    ResponderEliminar
  5. Jasmim,

    E o "Anita aprende a Nadar"? :) Também só me fazia sonhar com água, praia, etc...

    CalorDeOutono

    ResponderEliminar
  6. O meu favorito era Anita e a festa das flores ou algo assim, alguem se lembra? Mas tambem gostava do "aprende a nadar".

    Eu acho que os meus irmaos tambem leram estes livros e gostavam :)

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me desse da festa das flores, mas eu não o tinha. Gostava muito de "Anita no Teatro" (aqueles fatos e máscaras que vão aparecendo nas imagens...), "Anita na Escola" (adoro as imagens no recreio e uma em que ela está a escrever...), "Anita aprende a Ler" (há uma cena em que se senta num banco pintado de fresco, que não me esqueço...), "Anita no Campo" (as tendas, a viagem de carro...), "Anita no Jardim Zoológico" (há uma parte em que um macaco rouba qualquer coisa, não é?).

    Ah... E o "Anita Dona de Casa"? lol Se não me engano, é nesse que há uma imagem fantástica de profiterolles. Quem me dera ter aprendido a fazer com a Anita :)!

    E o "Anita vai às Compras"? Lojas enormes que não existiam em Portugal quando éramos pequenas...

    Bom, vou parar por aqui! lol
    CalordeOutono

    ResponderEliminar