Sonos

O nosso corpo é realmente uma máquina fantástica. Quando precisa de comida avisa que temos que temos fome, quando "se estica a corda" e se aumenta o ritmo de trabalho ou as preocupações, há pessoas que são avisadas por arritmias, taquicardia e outras, se grávidas, por contracções fora de tempo.
Como diz a Oprah, ainda que relativamente a relacionamentos e infidelidades "there are always signs", por vezes nós é que não os queremos ver.
O nosso corpo, salvo se estiver "avariado" ou como geralmente se diz, doente, costuma sempre saber o que é melhor para nós, e é como o cliente: "tem sempre razão". 

Relativamente ao sono, por exemplo, é muito raro respeitarmos os desejos e as necessidades do corpo. Dormimos sempre menos do que aquilo que necessitamos e somos todos os dias bruscamente acordados e impelidos a sair da cama por despertadores barulhentos.

Bem, felizmente a privação de sono apesar de acontecer à grande maioria não acontece a todos e cá em casa, pelo menos as crianças, dormem tudo aquilo que o seu corpo lhes exige. O mais pequeno, obviamente, dada a tenra idade, pouco mais faz do que comer e dormir. Já mana não, tem os dias preenchidos com brincadeiras e actividades. Mas quando chega a hora de ir para a cama, chega a hora de ir para cama! Tem os seus rituais: lavar os dentes; vestir pijama; escolher uma história que a mãe ou o pai contam e apagar a luz. Tudo por esta ordem. Mas é certo que estes rituais lhe dão segurança e poder na situação: por conhecer todas as variáveis; não haver surpresas (como se quer antes de dormir) e por lhe darem um conhecimento prévio do que vai acontecer. Assim ela sente que controla e gere todo o processo de forma tranquila.
Sempre lhe disse que dormir é muito bom, sempre a levámos para o quarto dizendo "adeus, boa noite!" aos avós, ao pai  ou à mãe (dependendo de quem a leva para cama nesse dia) ou aos passarinhos. Nunca escamoteámos a situação para a pôr a dormir. E quanto a mim, ainda mais importante, sempre respeitámos os seus ritmos e a deixámos descansar tudo aquilo que precisa. É raríssimo termos que a acordar e sempre que temos que o fazer custa-nos imenso... 

Sempre optámos por a deitar cedo para que possa descansar aquilo que o seu corpo pede. Durante a semana, até ter 18 meses a MR dormia 12h certas. Deitava-se às 19h30 e acordava às 7h30. Depois reduziu gradualmente as suas necessidades e passou a dormir 11h por noite. Neste momento vai para a cama pelas 20h30 e acorda pelas 7h30. Durante o dia ainda dorme a sesta, cerca de 2h quando está em casa e hora e meia na escola.

Poder-se-ia pensar que estes horários são exigências dos pais, mas não, são exigências normais do corpo de qualquer criança, que nós como pais temos apenas que ouvir e interpretar.

Ontem pela primeira vez a MR não quis dormir a sesta. Estava excitada com a visita de duas amiguinhas e depois de várias tentativas percebemos que não ia mesmo dormir. Ao final do dia acabou por ir para cama pelas 19h15, adormeceu de imediato e levantou-nos a nós pais a dúvida se, por sistema seria correcto, sendo ela ainda tão pequenina (apenas dois anos) retirar-lhe as duas horas de sesta. 

Conseguem imaginar o que aconteceu? O corpo é mesmo infalível! As suas 13h de sono diárias foram respeitadas e a MR dormiu das 19h15 às 8h15 e acordou fresca e bem-disposta! De facto nós pouco mandamos, o corpo é que decide e desde que lhe proporcionemos as condições ideais, toma as suas decisões.

2 comentários:

  1. O Afonso também sempre dormiu bem, se bem que nunca vá para a cama tão cedo como a MR, mas isso também tem a ver com o próprio ritmo da criança. Por norma ainda faz 3 horas de sesta! Quero ver quando for para o Jardim...acho que lá já não dormem. Vai ser violento!

    E já agora, a MR não bebe leite antes do deitar?

    ResponderEliminar
  2. Pois é... vai-lhe custar, na pré-primária acho que não dormem a sesta. Mas 3 horas é mesmo muito!

    Ela nunca teve o hábito de beber leite antes de ir para a cama. Quando deixei de lhe dar à meia noite, aliás quando ela deixou de querer devia ter uns 8 meses. Às vezes tem a mania de pedir leite antes de dormir mas é só mimo e truque para não ir dormir logo. :)

    ResponderEliminar