Partilhar

Cá em casa a "luta" ultimamente tem recaído muito sobre a partilha, a importância de partilhar e o que isso depois nos traz de volta, ainda naquele momento possamos ter uma sensação de perda.

E a verdade que fico muito feliz que ver que a MR já interiorizou e que a partilha já vem dela e já não precisa de ser incentivada. Claro que quer ser valorizada por este facto e portanto faz sempre questão de anunciar a sua boa ação aos sete ventos, mas o certo é que já o faz sem que lhe seja pedido. É a primeira a dizer "Manuel, tenho bolachinhas queres?" "Já acabaste o teu chocolate? A mana dá-te um bocadinho do dela".

No fundo por vezes acaba mesmo por ficar prejudicada pois ela guarda sempre para o fim aquilo que mais gosta, por exemplo, as salsichas. Ora o Manuel não, se gosta de salsichas, come-as primeiro! Portanto já ele comeu as deles e ela, com a sua alma caridosa ainda nem provou as suas e já lhe está dar alguns pedaços. Se com a MR isso funciona muito bem, o Manuel, com os seus quase três anos, está numa fase em que a partilha é extremamente dolorosa e assim que eu digo "Partilha com a mana" Ele lança-se em voo sobre aquilo que está a comer, põe na boca rapidamente e diz, com a boca já atafulhada de comida "Não". Claro que ela fica triste, diz-lhe que nessa semana já foi muitas vezes boazinha para ele, eu zango-me e ele lá lhe dá qualquer coisa. Mas tudo me indica que vamos no bom caminho e no fundo o vídeo abaixo o que me diz é que a partilha nos é inata...


1 comentário: